segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Música


Desde criança, cresci e vivi (e ainda vivo) num ambiente regado por música e de qualidade. Meu pai, desde a mais tenra idade, me ensinou a aprender e amar as músicas nacionais. E isso teve um papel fundamental para mim e me tornar no que sou hoje. A música sempre teve um lugar especial em minha vida e virou uma verdadeira paixão. Eu a utilizo como forma de expressão do que tenho no meu interior, para expressar os meus sentimentos mais ocultos e secretos escondidos na minha alma.
Mas, com o tempo, o meu gosto musical começou a variar de acordo com que eu madurecia. Começei a escutar também músicas internacionais (o que meu pai sempre desprezou) e vi que tinha qualidade assim como as nacionais. Vi que não havia nada de anormal em gostar de música internacional sendo a música um idioma que todos entendem, independente do país e no idioma em que foi composta. Eu gosto de música de qualidade, sendo nacional ou internacional.
Gosto de diversos gêneros musicais aonde vejo que existe qualidade.
Meu pai adorar fazer a seguinte comparação: "Preferes gostar do vizinho ou de quem mora na sua casa, no seu convivio familiar?" Mas, não me importo com esses ataques na tentativa(frustada) de mudar minha opinião. Eu nunca fui de ser influenciada facilmente, sou muito "cabeça-dura" kkkkk.
Adoro a música sendo ela uma linguagem da alma, ela é divina por natureza.
A música é o verbo do futuro...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Beatles



Anos 60, a juventude delirava ao som do rock de Elvis Presley ou de Bill Halley. Garotas com suas saias rodadas e garotos com cabelos cobertos por gomalina corriam velozes nas suas lambretas.
Foi nesse cenário de adolecência rebelde que quatro jovens músicos de Liverpool se uniram e formaram a banda que inovaria e abalaria com as estruturas da música: The Beatles.
Os Beatles criaram um nova forma de se fazer e produzir música. Eles não ficaram só focados no rock, mas viajaram por diversos estilos e gêneros como música erudita, folk rock, hard rock, punk rock, rock psicodélico, música oriental, reggae branco etc. Eles foram pioneiros, gênios da música!
Com "Twist And Shout", "Can't Buy Me Love", "She Loves You", "I Want To Hold Your Hand" e "Please Please Me", lançados em março de 1964, tornaram-se iniciantes em ocupar os primeiros cinco lugares no topo norte-americano. Rubber Soul, de 1965, foi o primeiro álbum onde não havia o nome do artista em sua capa. Na época dos Beatles, os compactos eram curtos, mas "Hey Jude", com mais de sete minutos, mudou esse conceito. Foram a primeira banda britânica a fazer sucesso fora de seu país e a primeira de rock a fazer sucesso mundial. Com "Yellow Submarine", foram os primeiros roqueiros a escreverem canções com temáticas infantis. Em suas peregrinações à Índia, tornaram-se os primeiros a misturarem rock e misticismo. A primeira distorção de violão divulgada em gravação foi em "I Feel Fine".
Com o famoso show em Shea Stadium, em agosto de 1965, tornaram-se pioneiros na produção e realização de show ao céu aberto. Aliás, Essa apresentação ficou marcada na história do século XX por ter sido o primeiro show realizado em um estádio esportivo e por bater todos os recordes de audiência na época, somando 55.000 pagantes. Eles participaram da primeira transmissão mundial via satélite cantando a música composta por John Lennon para a ocasião "All You Need Is Love" juntamente com diversos convidados ilustres como Keith Moon (baterista da Banda The Who), Mick Jagger, Eric Clapton, Graham Nash e Marianne Faithfull.
Foram a primeira banda de rock a fazer carreira no cinema e a produzir um disco conceitual de rock que é o "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band" que é a verdadeira obra prima deles. Em 1988, os Beatles foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll durante seu primeiro ano de eligibilidade.
Enfim, os Beatles atingiram diversos recordes e inovou em diversas aréas, a música. O pioneirismo e o legado deles é enorme e ainda hoje, cresce cada vez mais. Os Beatles ainda mantém sua popularidade e forte influência ainda nos dias atuais..
Beatles é genialidade
Beatles é inovação
Beatles é música
Beatles é Beatles...

domingo, 16 de outubro de 2011

Liberdade


A liberdade, essa palavra tão comum e tão mal praticada. Vivemos numa sociedade que nos faz pensar que temos a "verdadeira liberdade” dando uma falsa imagem e definição da mesma. A mídia faz uma grande propaganda de liberdade que só resume em ilusão e mentira.
Liberdade não consiste em fazer o que quiser, quando quiser e onde estiver. Não é fumar, beber, passar noites e madrugadas em baladas e usando de drogas ilícitas como crack, maconha etc. Ela não é assim, ela é bem mais rica e valiosa que essa imagem que grande parte das pessoas alimenta dela.
Liberdade é fazer o que bem quiseres, estando coerente com a sua vontade, mas sem exageros e fugir de limites. Liberdade é fazer o que bem gostas, sem se autodestruir (psicologicamente e fisicamente).
Mas, é muito bom logo advertir: todos os teus atos de liberdade sempre terão consequências, sendo ela nem tão boas e nem tão ruins. Aliás, todas as atitudes que tomares na tua vida, sempre resultará em frutos.
Muita gente mantém um conceito errado de liberdade e acreditar estar sendo infeliz por não estar realizando aquilo que ele acredita ser liberdade. E ela está intimamente ligada à felicidade.
Precisamo-nos libertar dessa “falsa liberdade” que tanto é divulgada e nutrida na mente de tantas pessoas. Liberdade é sermos nós mesmos, fazer o que realmente ama resultando, é claro, na felicidade.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Melancolia - Vitória Vasconcelos


Não consigo ver o que há em minha frente
A neblina fria e impalpável cega a minha vista
Debilitado está meu corpo magro e doente
A fragilidade me abraça como uma amiga

A lama engole com voracidade meus pés
O horizonte abriga o sol que adormece
Meus olhos olham o céu numa simples prece
A fitar a lua que entre nuvens, resplandece.

O tempo caminha, triste, a passos lentos.
O medo assola e entorpece a minha mente
O meu cabelo esvoaça contra o vento
Que se faz invisível, mas meu rosto sente.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hipocrisia


Desde criança, sempre tive verdadeira repugnância da hipocrisia. Eu simplesmente tenho NOJO! E parece, que quando a gente não gosta, vemos com maior frequência ante os nossos olhos. Esse é o meu caso...
Antes, iremos dar o conceito de hipocrisia:
"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui."
Na minha vida social, convivo diariamente com a hipocrisia e tenho que "engolir" e deixar passar tranquilamente todas as ações hipócritas que ocorrem ao meu redor. Estou á beira de um ataque de nervos! Já não suporto a hipocrisia que paira sobre essa gente! Mas, mantenho a paciência que não sei de onde vem.
A hipocrisia é para mim, uma das piores características que um ser humano pode ter. Ela é uma verdadeira maquiagem que tenta esconder a realidade com a ilusão e o fingimento. Como seria bom se a nossa sociedade fosse primeiramente, libertada da hipocrisia...
Como Cazuza cantava:
"Vamos pedir piedade
Senhor, Piedade!
Para essa gente careta e covarde (...)
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem”

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Dia da Morte do Sol - Valter Di Lascio


Para o menino daquela cidade,
Tudo o que importava era brincar com seu amigo sol.
O tempo lhe parecia curto demais, nunca o suficiente.
A clara luz do sol se esvaía, o sol baixava,
[como numa reverência ao
[menino daquela cidade
Ele, senhor da luz e do sol.
Porém, quando o mar conheceu não imaginava
[o que estaria por vir.
Na areia brincava quando atônito testemunhou
[o mar engolir o sol.
A noite surgiu, o dia morreu. O sol estava morto.
O menino daquela cidade sentiu as lágrimas brotarem
[no rosto
Como o mar foi capaz de tamanha crueldade,
[chorou muito.
Nos braços do pai pedia que o sol voltasse,
[mas ele estava morto.
Nos braços amigo adormeceu, quando despertou
[o sorriso voltou,
O sol havia renascido, e com ele o menino daquela cidade.

Sala de Aula - Vitória Vasconcelos



Vozes indeterminadas se juntam em coro
A face infeliz da professora clama silêncio
O tédio paira sobre todos com assombro
Cada segundo mais parece um milênio

A cadeira de madeira machuca meus ossos
Preguiça me abraça como a uma dileta amiga
As lâmpadas fluorescentes cansam meus olhos
A monotonia me obriga pensar na vida

Risos de desdém, torturantemente, me cercam.
Uma menina sorridente, gentilmente me anima.
O movimento da cidade baila na janela
Eis aqui a minha chata e triste rotina...

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exortações sobre a Amizade - Vitória Vasconcelos


A amizade não se mede por palavras ou declarações frequentes de afeição e amor, ela consiste em atitudes. É muito fácil dizer: " Eu te amo, amigo(a)", mas é muito mais complexo agir e mostrar por atos o que tanto falas.
Hoje, se é raro encontrar em exemplos a verdadeira definição de amizade. Você conhece a "criatura" em poucos minutos e já escuta a tão manjada frase: "Eu te amo, amiga!" e eu fico pensando: "Ai meu Deus, nem me conheçeu direito e já me ama?". Esse é um dos mais diversificados exemplos que temos para dar sobre esse tema.
A amizade é algo tão belo que vem perdendo seu verdadeiro sentido nos últimos tempos.
A amizade verdadeira é divina, uma dádiva de Deus e sinta-se abençoado em ter ao seu lado alguém com que possam compartilhar suas alegrias e tristezas.
A amizade deve ser única, podes ter mil conhecidos; mas somente um amigo e confidente.
A amizade é altruísta.
A amizade é amor...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Vida - Charles Chaplin


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

A Bailarina - Vitória Vasconcelos


Em êxtase, a doce bailarina dança;
De olhos fechados, mergulha numa valsa.
Com gestos suaves, mostra seus traços de criança.
Que se esconde na sua frágil armadura falsa.

No palco tristonho, solitária ela roda... Roda
Não tem mais público para aplaudi-la com assobios
Seus passos debilitados só denunciam e mostram
Que não está no apogeu que um dia subiu.

Sua face petrificada chora silenciosamente
Com saudades da glória que rápido evaporou.
Seus lábios monótonos anunciam tristemente
A morte fria do sucesso que um dia provou.

Não consegue mais sorrir, só espera a morte;
Da sua vida então agora sem o mínimo sentido.
Abandonada, desfalecendo cicatriza o corte,
Que com o anonimato e o ostracismo havia surgido.

"Mídiapulação"- Vitória Vasconcelos '


Meus amigos e minhas amigas
Prestem muita atenção!
Pois, o que agora vou falar,
É para vossa instrução.

Eis que falo sobre a mídia
E de sua forte influência
Que muito então é exercida
Desde opiniões até tendências.

Ela paira sua mão forte
Sobre toda a nossa sociedade
E atinge principalmente,
Os que não têm personalidade.

Muito cuidado, meu irmãos;
É preciso de muita cautela
Pois ela é rica em manipulação
Não confies muito nela

Jornais, a rádio e a televisão;
Sempre está ali ela para opinar.
É necessário que tenhais tua opinião
E nem pela morte, deixa-se manipular.

Somos marionetes no nosso dia-dia,
Desde criança, na mais tenra idade.
Estejam atentos! Nem sempre confieis
Pois nem sempre, nela está a verdade.

domingo, 2 de outubro de 2011

Desprezados - Vitória Vasconcelos


Meu coração sempre vira em cinzas
Ao ver tantos irmãos abandonados
Nas ruas, sem lar e sem comida.
Por todos os passantes, desprezados.

Sem uma gota d´água em meio ao inferno
São esquecidos e excluídos da sociedade
Sem ao menos um cobertor no chuvoso inverno
Apela pela quase morta e rara caridade.

Ninguém estende um olhar aos moribundos
Finge “despercebidamente”, que não os viu.
Ficam trancados no seu confortável mundo
Tentam esquecer o grito de apelo que ouviu

Com sua pequena e suja mão estendida
Espera, em vão, a piedade de alguém.
Com a esperança que as orações sejam ouvidas
Aguarda o advento de um doce bem.

Mas, a fé no bom Deus nunca morre.
Sabe que sob o olhar protetor Dele está
Que no perigo, o filho salva da morte.
Pois, Ele é o amigo que nunca lhe faltará.