
A amizade é um dos mais belas formas de amar entre os seres vivos. Tem sua raiz fincada na confiança e na lealdade, sem elas não existe uma amizade verdadeira. Ela é valiosa. Bem aventurados aqueles que abrigam este verdadeiro tesouro.
Para existir uma verdadeira e fiel amizade, é necessário que exista em ambos certas virtudes e qualidades. A confiança e a lealdade são colunas e sustentáculos para a existência da amizade em sua real definição. O conselho e a compreensão são qualidades fundamentais que a nutre. E por fim, o amor que é o centro e a fonte de toda a amizade eterna. A base dela é somente e solenemente, puro amor.
Na amizade verdadeira, se é impossível ter a presença de inveja, soberba e falsidade. O bom amigo deseja a felicidade, satisfação, dos desejos e o bem do outro. Como dizia Santo Tomás de Aquino: "Qualquer amigo verdadeiro quer para seu amigo: 1) que exista e viva ; 2) todos os bens; 3) fazer-lhe o bem; 4) deleitar-se com sua convivência; e 5) finalmente compartilhar com ele suas alegrias e tristezas, vivendo com ele um só coração". Deseja amar, amar intensamente com o mais doce e puro amor a ponto de tornar-se um só corpo.
Hoje, muitas pessoas não sabem o que é verdadeiramente amizade e a vem confundindo com admiração e respeito. Rapidamente, em questão de segundos (que exagero!) surge uma amizade que não teve base e solo para enraizar-se com firmeza e logo vem a decepção característica da amizade falsa. Com velocidade, logo começa a confiar segredos e torna confidente uma pessoa da qual bem conhece a três horas (sem exagero!).
"Podes ter mil conhecidos, mas um só confidente" está escrito na Bíblia. Antes de tudo, devemos ter amor para o surgimento de uma amizade. Como cantava os Beatles: "Tudo o que você precisa é de amor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário